quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Bom ano de 2011




Sao os votos da gerencia do Blog para todos os vizitantes..

Reis de Natal na Graciosa


fonte graciosa online

Presépio Tradicional da Graciosa



fonte graciosa online

GRACIOSA: REVISTA DE 2010



fonte graciosa online

sábado, 18 de dezembro de 2010

Porto da Praia em alerta

O porto de pescas da Graciosa voltou a ser fustigado por ondulação e vento forte de leste e sueste. Os pescadores passaram duas noites em alerta por não terem meios para retirar as maiores embarcações da água.

O pórtico de varagem prometido há mais de um ano ainda não chegou. Também as obras de ampliação do molhe de protecção estão previstas para 2011.
fonte graciosa online

domingo, 12 de dezembro de 2010

Termas do Carapacho na imprensa nacional










A Associação Regional de Turismo (ART) está a promover o termalismo nos Açores e, em particular, as Termas do Carapacho com a organização da "Press Trip Termas 2010".

Nesta "viagem com a imprensa", de 9 a 12 de Dezembro, participam três revistas nacionais da área da saúde e do bem estar. Os próprios jornalistas experimentam os novos serviços das Termas do Carapacho e contactam com a paisagem, cultura e história local


fonte Graciosa Online

Museu da Graciosa reabre maior e moderno







O Museu da Graciosa reabriu portas este sábado, após 18 meses de obras de remodelação e ampliação que custaram 1,5 milhões de euros.

O novo discurso expositivo recorre à imagem para caracterizar a Graciosa na agricultura, nos oficios tradicionais e na arquitectura da água. A exposição permanente não esquece ainda o carnaval, a musica e as festas do espírito santo.

fonte graciosa Online

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Envelhecer com Dignidade" na Graciosa




fonte graciosa online

São precisas intervenções para impedir que mar continue a galgar estradas da ilha.






O Inverno é uma estação cada vez mais rigorosa nos Açores e como ilhas que somos, o estado do mar está muito ligado ao nosso dia a dia.

Este Inverno tem-se notado que é cada vez mais comum o mar galgar algumas estradas da ilha, pois tal tem sido a altura do mar, que já galga a terra mesmo sem a maré estar na preia- mar.

Exemplo disso é o que se passa na arcada do areal, em São Mateus e na Calheta em Santa Cruz. Nestes casos o mar traz detritos para a estrada e circunda habitações, sendo no caso de São Mateus o Lar de Idosos a residência mais afectada.

As populações necessitam de ver os seus bens protegidos e de ter uma circulação segura nas estradas da ilha, o que só se conseguirá como medidas excepcionais, que na época de Inverno impossibilitem o mar de chegar com tamanha facilidade às estradas públicas e habitações.

Uma situação semelhante, mas com outra agravante é a da Barra-Pesqueira, pois o mar galga a estrada deixando muitos detritos que deixam a circulação automóvel perigosa, mas também dificulta a entrada no Graciosa Resort and Business Hotel. A Rádio Graciosa já teve a oportunidade de presenciar um grupo de turistas, visitantes na nossa ilha no âmbito do programa 60+, que esperavam o período de acalmia entre ondas, para de dois em dois conseguirem passar para a entrada daquela unidade hoteleira.

Problemas que com enrocamento poderiam com certeza ser minimizados, no caso da Barra e com separadores em betão nos casos de S. Mateus e Calheta.

fonte radio graciosa

Museu moderno





Da autoria da arq. Mariana Godinho o projecto de arquitectura procurou, além de requalificar o edifício pré-existente, integrar o espaço de um terreno anexo entretanto adquirido beneficiando, assim, de uma ampliação das instalações que, de 376m2 evoluíram para 549m2 e um acréscimo de área útil, distribuída por áreas de acolhimento e administrativa, áreas de exposição permanente e temporária, e salas de Serviço Educativo.

O novo discurso expositivo procura caracterizar a Graciosa e salienta as particularidades do ambiente natural e da adaptação humana ao espaço da ilha, fazendo uso do variado acervo que o museu recolheu e protegeu desde 1977.

O investimento importou em cerca de 1.500.000,00€ e decorreu entre Abril de 2009 e Dezembro de 2010.

No contexto da inauguração estará patente uma exposição temporária da pintora Vera Bettencourt e o Museu da Graciosa disponibilizará até ao final do ano um conjunto de iniciativas dirigidas ao público graciosense entre 11 e 19 de Dezembro (visitas guiadas, actividades educativas, abertura do barracão dos botes, palestras e concerto de natal).


fonte graciosa Online

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Vinho da Graciosa conquista medalha de ouro


fonte graciosa online

Ilha Graciosa Natal 2010



A Câmara Municipal preparou, em conjunto com o Núcleo Empresarial da Graciosa, um programa de animação que foi divulgado em conferencia de imprensa.

O pai natal vai chegar a Santa Cruz, em charrete, a partir das 17 horas.

fonte graciosa online

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Fotos Antigas







Como era a nossa ilho a muitos anos a tras.....

Expaco video na Hora



TORADA A CORDA NA VILA DA PRAIA

Projecto Barra Santacatarina Manira


A Graciosa já merecia ter uma marina...
Para quando sera feita esta marina que nao passa do papel , para a contricao

Hospital de Angra é mau exemplo de gestão


O PSD/Terceira reagiu esta manhã, “com extrema preocupação”, às notícias vindas a público “sobre a situação financeira do hospital de Angra do Heroísmo, cujos números agora revelados só vêm confirmar o que o PSD tem dito sobre a gestão dos recursos da saúde açoriana. São revelações graves e que obrigam a tutela a agir imediatamente”, disse António Ventura.
Segundo o líder dos social-democratas terceirenses, “os quase 70 milhões de euros de passivo do hospital indicam a incúria com que se gerem os dinheiros públicos dos Açores, sendo que neste caso concreto nem o funcionamento da instituição em si reúne consensos, para além do que o enorme atraso no início da construção de um novo edifício veio causar de problemas a uma estrutura que está fisicamente saturada”, avançou.
“Mas não se ficam por um passivo enorme ou por dívidas em trânsito de 2009 as provas de má gestão no nosso hospital. Alguns comerciantes têm-nos procurado pelo facto do Hospital do Santo Espírito não estar em dia com os seus pagamentos, e alguns adiantaram-nos que há cerca de oito meses que não recebem”, acrescentou. António Ventura sublinhou ainda que “é uma obrigação do Governo Regional explicar esta situação. O Governo Regional não pode dar-se como um mau exemplo no pagamento aos comerciantes, pois está, acima de tudo, a criar dificuldades aos mesmos. O governo não pode ser um factor de instabilidade face ao nosso tecido empresarial mas, infelizmente, é cada vez mais isso o que vimos a denunciar e a constatar em diferentes áreas”, concluiu.


JornalDiario

Estudo defende alta velocidade no transporte marítimo de passageiros entre as ilhas

A Atlânticoline apresentou as conclusões resultantes de um estudo que tinham solicitado à empresa BMT Transport Solutions que apontam que existe um conjunto de ineficiências intrínsecas no sistema de transporte marítimo que advém de ser prestado um serviço público à população que vive em ilhas .
Já foi contratado o segundo barco para as viagens marítimas inter-ilhas deste Verão. A Atlânticoline S.A. contratualizou com a Isle of Man Steam Packet Company o fretamento do navio Viking, que irá operar nos Açores durante os meses de Junho, Julho, Agosto e Setembro.
O navio, com bandeira inglesa, foi construído em 1997, em Itália, e encontrava-se actualmente sedeado em Liverpool. Tem cerca de 100 metros de comprimento e atinge uma velocidade de serviço de 35 nós.
O navio contratado encontra-se já nos estaleiros de Dover, em Inglaterra, para a sua adaptação à operação nos portos da Região.
Tendo em conta a natureza desta intervenção, bem como o tempo necessário para as necessárias inspecções, a realizar pelo Instituto Portuário e dos Transportes Marítimo, a Atlânticoline S.A. prevê que a entrada ao serviço desse navio ocorra em 22 de Junho, ao invés do dia 15 inicialmente previsto.
A Atlânticoline S.A. informou em comunicado que já está a trabalhar no sentido de minimizar os eventuais incómodos que esta situação possa provocar junto de quem utiliza o serviço público de transporte marítimo inter-ilhas de passageiros.

fonte correio dos acores

Pesqueira com poucas condições para actividades ao ar-livre


A zona da Pesqueira, na orla da vila de Santa Cruz da Graciosa, continua com poucas condições para a prática de actividades ao ar - livre.

A falta de passeios faz-se notar, numa zona que é apetecível para caminhadas. No entanto os peões circulam na estrada, tal como as viaturas, deparando-se por vezes com riscos, sempre que passam a grande velocidade, em especial nas curvas.

A requalificação daquela zona é muito aguardada, tornando aquele espaço de Santa Cruz, ainda mais apetecível, para toda e qualquer actividade física ao ar – livre.
fonte radio graciosa

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Porto de Pescas no limite, sem lugar para mais embarcações


O Porto de Pescas da Graciosa está no limite, sem lugar para mais embarcações.

Uma situação que já tinha sido prevista pela classe piscatória e que foi assunto da reunião do Conselho de Ilha, pela voz do conselheiro Fernando Mesquita.

Segundo disse na reunião, que decorreu ao final da tarde de Segunda-feira, o Porto de Pescas não tem amarrações disponíveis, pois a frota local e algumas traineiras que nas últimas semanas chegaram à ilha deixaram aquela infra-estrutura sobrelotada. Segundo avançou, está prevista a chegada de mais traineiras, que não se sabe onde ficarão, pois não há lugar para elas.

Fernando Mesquita falou neste assunto também como exemplo de má planificação de obras, alertando para que não aconteça o mesmo com a Marina a construir na Barra. O projecto da Marina da Barra que será finalizado em 2011, deverá ter em conta não só a frota local de recreio náutico, mas também a oferta de lugares a quem nos visita.

O Conselho de Ilha propôs ao Governo o aumento do molhe daquele porto, resta esperar para ver se haverá sensibilidade por parte da tutela para esta situação.

fonte radio graciosa

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Governo dos Açores refuta críticas sobre alegado atraso no processamento de subsídios do FUNDOPESCA


A informação é do Subsecretário Regional das Pescas, Marcelo Pamplona, e foi feita esta manhã, na Horta, numa declaração à margem da sessão pública de apresentação dos resultados relacionados com a experiência de investigação que o Departamento de Oceanografia e Pescas está a realizar no banco Condor,
Segundo explicou Marcelo Pamplona, o FUNDOPESCA “não está atrasado, aliás até está adiantado”, porque “nós, no primeiro trimestre do corrente ano, accionamos o FUNDOPESCA e fizemos pagamentos a cerca de 1.500 pescadores no valor de mais de 700 mil euros”.

Conforme referiu, o Governo dos Açores defende que “o FUNDOPESCA funcionará quando existir condições de mau tempo que impeçam os pescadores de exercerem a sua actividade de mar”.
O Subsecretário das Pescas adiantou ainda que “sendo este ano, um ano bom a partir do mês de Maio, e estando as embarcações de pesca ainda a exercer a sua actividade”, não faz sentido activar o FUNDOPESCA quando “as capturas estão a ser boas e o tempo também está a permitir a actividade da pesca”.
Esclareceu ainda que, quando o mau tempo impedir que os pescadores exerçam a sua actividade nos Açores, o Conselho Administrativo do FUNDOPESCA reunir-se-á e definirá então as condições de activação daquele fundo “quando o período de mau tempo não permitir a actividade da pesca”.
Fonte Site do governo regional dos acores

Traficantes presos pela PJ e PSP



A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Ponta Delgada, identificou e deteve, um homem pela presumível autoria do crime de tráfico de estupefacientes.
A detenção, verificou-se no Aeroporto João Paulo II, na sequência de um aturado trabalho de investigação, que permitiu neutralizar este elemento de uma rede de narcotráfico, com actividade nos Açores.
O arguido embarcou na Ilha Terceira e tinha na sua posse heroína suficiente para a preparação de 1.188 doses, com elevado grau de pureza, para além de uma balança de precisão / digital.
O detido, de 47 anos de idade, natural e residente na Ilha de S. Miguel, vai ser sujeito a primeiro interrogatório judicial, para aplicação das medidas de coacção tidas por adequadas.
Também a Polícia de Segurança Pública revelou ontem que na sequência do cumprimento de dois Mandados de Busca e Apreensão levados a cabo pelas Brigadas de Investigação Criminal, no Concelho de Angra do Heroísmo, procedeu em este fim-de-semana à detenção, por tráfico de estupefacientes, de dois indivíduos, de 24 e 50 anos.
O indivíduo de 24 anos tinha na sua posse 43.83 gramas de Liamba “ Cannabis Sativa L” o equivalente para a preparação de dezassete doses bem como um caule, da mesma espécie com o peso de 240 gramas e 90 cm de altura.
Relativamente ao indivíduo de 50 anos de idade, verificou-se que estava na posse de 65.51 gramas de Liamba “Cannabis Sativa L”, o equivalente a vinte e seis doses; 2.84 gramas de Haxixe, quantidade suficiente para a preparação de catorze doses; 0,28 gramas de uma substância não determinada com textura cristalizada e ainda 1.44 gramas de sementes de Liamba

fonte correio dos acores

Desemprego cresce nos Açores


Os Açores foram das regiões que mais sofreram com o desemprego no mês de Outubro, com o número de inscritos nos centros de emprego a aumentar num ano 13,3 por cento.
À frente dos Açores no desemprego registado por regiões só a Madeira (+ 19,8%) e Algarve (+16,7%).

Segundo os dados divulgados pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), os Açores tinham no final de Outubro 6030 desempregados inscritos enquanto a Madeira


Fonte acoriano oriental

Conselho de Ilha Graciosa contra horários da Sata



Fonte Graciosa Online

Conselho de Ilha Graciosa "aprova" Plano Regional





Fonte Graciosa Online

domingo, 24 de outubro de 2010

Relvado sintético da luz











Relvado sintético está inaugurado

Na tarde deste sábado foi inaugurado o relvado sintético do Campo Municipal da Luz, investimento esperado vários anos pela equipa do Luzense.

Ficam algumas fotos dos momentos mais significativos deste dia de festa na freguesia da Luz.

Fonte Graciosa Online....

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Sintético já tem inauguração marcada na Luz

As obras que foram executadas durante o verão no Campo Municipal da Luz vão ser inauguradas no próximo sábado, 23 de Outubro.

No âmbito da empreitada que rondou um milhão de euros foi colocado o relvado sintético no recinto de jogos e requalificadas outras áreas, nomeadamente, balneários e bancada.

A cerimónia de inauguração será antes do jogo entre o Desportivo Luzense e o Graciosa FC, a contar para a 3ª jornada do campeonato.

fonte graciosa Online

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Marina para quando

A dúvida sobre a Marina da Barra continua no ar, arranca em 2011 ou em 2012? As declarações são no mínimo contraditórias, senão vejamos:

O Presidente do Conselho de Ilha, Carlos Brum, avançou recentemente, em entrevista à RTP, que a marina da Barra só começará a ser construída em 2012. Estas declarações vão em sentido contrário com as que o deputado José Ávila fez à Rádio Graciosa, quando anunciou a inclusão, no plano e orçamento para 2010, de uma verba de 150 mil euros para o projecto, prevendo-se avançar com a sua construção em 2011.

Durante a tarde de ontem, a vereadora da Câmara Municipal, Maria da Conceição Cordeiro, confirmou no espaço de comentários da Rádio Graciosa, que já foram dados alguns passos no sentido de arrancar com obra, nomeadamente, através da assinatura de um contrato ARAL entre a Autarquia e o Governo Regional e a conclusão de um estudo ao mar da Barra. A vereadora avançou também que o projecto do anterior executivo para o local, “está agora a ser analisado”, acreditando que “este projecto será colocado a concurso ainda em 2011.”

Maria da Conceição Cordeiro confrontada com recentes declarações de João Costa, em que este alertava para o facto de estarem inscritos na Anteproposta do Plano Anual Regional para 2011, apenas 99.000 euros para este ano, sinal, segundo ele, de que “o projecto não arrancaria em 2011”, a vereadora acredita que este Plano poderá ainda ser reforçado com algumas transferências de verbas.

A Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa está confiante no arranque do Projecto da Marina da Barra e zonas envolventes para 2011.

fonte radio graciosa

Pescador morre na ilha de S. Miguel.

Faleceu este sábado um pescador oriundo da Ribeira Quente, vítima de um acidente no mar. De acordo com informações recolhidas, a embarcação “Olhares de Cristo” encontrava-se à deriva, no sábado à tarde, devido a uma avaria, quando uma onda maior levou consigo dois dos três tripulantes.
O pescador que se conseguiu manter dentro da embarcação de pesca tentou de imediato proceder ao resgate dos seus companheiros de faina, tendo conseguido apenas salvar um dos homens.
O corpo do outro pescador, um homem de 64 anos, veio a dar à costa na Fajã do Calhau, tendo sido resgatado pela corporação de bombeiros da Povoação. Todos os tripulantes, refira-se, são oriundos da Ribeira Quente, em S. Miguel.
Os pescadores que se salvaram foram levados para terra por outra embarcação de pesca da Ribeira Quente, tendo dado entrada no Centro de Saúde da Povoação, por precaução.

Fonte: Jornal Diário.

Espaco da Musica 2010










sábado, 16 de outubro de 2010

Trancas à porta



O presidente do Núcleo Empresarial da Graciosa considera "lamentável" fechar uma das portas de entrada na ilha com barreiras e identificadores de acesso, conforme estão colocados à entrada do porto de pescas da Graciosa.

Carlos Brum lembra que, enquanto a Graciosa não tiver uma marina, o porto de pescas vai continuar a receber embarcações de recreio até do estrangeiro. Contesta ainda a forma como foram distribuídos os acessos "sem critérios fiscais".

Do outro lado do conflito, a Associação dos Pescadores e Armadores Graciosenses, que também defende a construção da marina, garante que as barreiras evitam a entrada de viaturas que antes bloqueavam as operações no porto.

Os estudos e projecto da marina estão em curso mas as obras não devem começar antes de 2012. Até lá resta esperar pelo bom senso ou então, conforme Carlos Brum fez, vender os barcos...fonte graciosa online

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Pescadores da Graciosa pedem obras no porto




Embarcações estiveram em risco durante a ultima intempérie que atingiu o porto de pescas da Graciosa.

Mais uma vez a Associação dos Pescadores e Armadores Graciosenses reclama a colocação de um pórtico de varagem que, em situações extremas, permita retirar os barcos de maior porte do mar.

O mau tempo veio também reforçar a necessidade de criar mais segurança no interior do porto com a ampliação do molhe. Os profissionais da pesca pedem urgência no inicio das obras.



fonte graciosa online

Deputados do PS alertam Governo para estragos provocados pelo mau tempo.



Os deputados do PS/Açores eleitos pela Ilha Graciosa, José Ávila e Vera Bettencourt, apelaram ao Governo Regional para que crie maiores condições de segurança para as embarcações no interior do porto de pescas da Graciosa, que foi submetido a forte ondulação nos últimos dias.

Os parlamentares enviaram uma comunicação ao Secretário Regional do Ambiente e Mar e ao Subsecretário das Pescas, onde manifestam a sua preocupação pelos efeitos da forte agitação marítima no interior do porto em causa, um investimento significativo recente do Governo dos Açores.

Os deputados socialistas consideraram, assim, ser urgente a obra para reduzir a agitação marítima no interior da infra-estrutura, assim como a instalação de um pórtico de varagem, que já foi prometido há algum tempo, que possibilite colocar os barcos de pesca de maior porte em segurança em caso de mau tempo, tal como nos explicou José Ávila, ao final da tarde de ontem.

Além da situação do porto de pescas da ilha Graciosa, José Ávila e Vera Bettencourt alertaram para os danos provocados pela forte ondulação no Cais da Calheta e Pesqueira, em Santa Cruz, e na orla marítima dos Fenais, em S. Mateus.

No primeiro caso, os deputados do PS defendem uma urgente avaliação dos estragos, alegando que o cais protege toda a zona da Calheta do mar, a qual poderá ficar, agora, mais vulnerável nas situações de intempérie.

Relativamente à orla marítima dos Fenais, a muralha de protecção sofreu estragos no lado sul, nomeadamente com o deslizamento de algumas pedras da sua estrutura e o desaparecimento do contramuro em terra.


Fonte Radio Graciosa

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Lancha Estefania 2010







Esta por sua vez tava junta a Estefania , so que o mar arancou a escora e a Lancha Estefania tonbou ao por cima da pequena lancha de apoio....

Expaco Foto na Hora







Estragos feitos por o mar 2010
Nas fotos , mostramos a forca do nosso mar,que consegue derubar muro da Possa das Salemas. A Frente do Hotel o arancou uma pedra po Muro cm mosta na foto...

ASSOCIAOCAO DE PESCADORES ILHA GRACIOSA

A Associação de Pescadores Graciosenses e os seus associados estão “preocupados com a falta de Goraz”. Esta Associação releva, em comunicado enviado à nossa redacção, o facto desta espécie que vem normalmente desovar à nossa costa, não ter aparecido durante este ano.

Os pescadores Graciosenses chamam ainda a atenção para o facto de existirem “algumas embarcações, em especial de outras ilhas, e alguns mergulhadores, a pescarem de forma ilegal na nossa costa”, alertando para isso as autoridades, para que “aumentem a fiscalização destes actos ilegais”.

Segundo se lê no comunicado, esta Associação tem vindo “a alertar as autoridades regionais, para a necessidade de proteger as capturas de certas espécies em algumas zonas.”

A finalizar e em resposta a algumas críticas de que tem vindo a ser alvo, a Associação de Pescadores Graciosenses esclarece que o seu papel não passa pela fiscalização, mas sim pela “informação, ajuda e divulgação aos seus Associados, junto das autoridades Locais, Regionais, Nacionais e Internacionais.”

Apesar do momento menos positivo porque passa o sector (com uma acentuada diminuição das capturas a nível local e regional), a Associação de Pescadores Graciosenses mostra confiança num melhoramento das capturas. fonte Radio graciosa ,
Associacao de Pescadores da Ilha Graciosa responde da seguinte maneira ao cumunicado ao Sr Vitor Fonseca

sábado, 9 de outubro de 2010

Se vem conheser a Ilha Graciosa , espremente dar um passeio a cavalo

Populaçãop contesta demolição de coreto



Mau tepo que passou na noite passada 8-10-2010

Mau tempo na ilha graciosa 2010



A chuva intensa, aliada ao vento forte e à ondulação que chegou a atingir uma altura máxima de 14 metros (aproximadamente às 20 horas de ontem), causaram alguns estragos em Santa Cruz. Exemplo disso mesmo, é o Cais da Calheta, cuja parte superior da muralha foi partida pela “fúria” do mar em cerca de 30 metros.

Também algumas estradas, como o Caminho da Pesqueira, se encontram fechadas à circulação automóvel.

As más condições atmosféricas devem manter-se durante todo o dia de hoje. Por isso mesmo, recomenda-se que sejam tomadas as precauções habituais em situações desta natureza

Mau tempo provoca estragos



A chuva intensa, aliada ao vento forte e à ondulação que chegou a atingir uma altura máxima de 14 metros (aproximadamente às 20 horas de ontem), causaram alguns estragos em Santa Cruz. Exemplo disso mesmo, é o Cais da Calheta, cuja parte superior da muralha foi partida pela “fúria” do mar em cerca de 30 metros.

Também algumas estradas, como o Caminho da Pesqueira, se encontram fechadas à circulação automóvel.

As más condições atmosféricas devem manter-se durante todo o dia de hoje. Por isso mesmo, recomenda-se que sejam tomadas as precauções habituais em situações desta natureza
fonte radio graciosa

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Termas do Carapacho ainda pouco conhecidas pelos locais.



Apenas 23,6% dos graciosenses já utilizaram as Termas do Carapacho. Os dados são relativos a um inquérito que a Rádio Graciosa levou a cabo no seu sítio da Internet durante a última semana. Apesar destes não serem dados absolutos e destes números constituírem apenas uma pequena amostra, a verdade é que a maioria dos graciosenses (56,9%), ainda não utilizaram aquela infra-estrutura “reaberta” no final do mês de Julho.

De salientar ainda que 19,4% dos votantes mostraram vontade de utilizar as Termas do Carapacho.

A Rádio Graciosa promove semanalmente inquéritos no final do seu sítio na Internet sobra assuntos relacionados com a Ilha, por isso não deixe de dar o seu contributo.


fonte radio graciosa

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Piscinas do Carapacho da ilha da Graciosa





Tenhem aqui a prova da porcaria que fizeram na pescina do carapaxo

Porto da Graciosa vai ser ampliado

Aviso de mau tempo com início para esta tarde

Quarta, 06 Outubro 2010

O Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informa que, segundo o Instituto de Meteorologia, uma depressão em fase de cavamento com um sistema frontal associado, irá provocar um agravamento do estado do tempo nos Açores, a começar ao início da tarde de hoje no Grupo Ocidental, com chuva por vezes forte, progredindo com um aumento do vento com rajadas que poderão atingir os 100 km/h, e ondas que poderão atingir 9 metros.

Assim prevê-se para o grupo central, no período entre as 06 horas de 07 de Outubro e as 12 horas de 09 de Outubro: Agitação marítima com ondas de noroeste de 5 a 7 metros.

No período entre as 12 horas de 07 de Outubro e as 03 horas de 08 de Outubro: Vento de oeste rodando para noroeste com velocidade média e rajada máxima entre 65 km/h e 74 km/h.

Incerto o futuro da actividade piscatória na Graciosa



No habitual espaço de comentário de segunda-feira, o nosso convidado Vítor



Primeiramente, começou por afirmar que na sua opinião, a Associação dos Pescadores Graciosenses não está virada para aquilo que é essencial para os pescadores.

Segundo Vítor Fonseca a actividade desta associação tem de ser repensada para melhor servir os seus associados.

Segundo disse, devido à falta de controlo das espécies capturadas, a pesca será dizimada na nossa ilha.

Está nas mãos dos próprios pescadores o seu futuro, se tiver uma organização mais eficaz na gestão da sua actividade.

Vítor Fonseca a alertar para os problemas da actividade piscatória na nossa ilha.

....Em nome dos pescadores graciosense vanho a este meio afirmar, que este senhora Vitor quer e mandar no por de pescas , mas nao vai xegar la porque vai a ver quem nao deixe, ele nao tem nada a ver com a Pesca proficional......... Testo retirado da radio graciora e um pekeno xerto por por director do blog

Discolpas ao Sr Faustinio Melo

Vanho por este meio pedir as sinsereas discolpas ao Sr Faustinio Melo por o mal intendido , nem me tinha apresebido de nada , porque ja nao vinha aki algum tempo , e a mais uma pessoa que tem a pass do blog .......... mas o mal ja foi reparado , discolpe o mal intendido

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Dia do Idoso na ilha graciosa

A experiência das novas gerações"


Na passada sexta-feira comemorou-se o Dia Mundial do Idoso. Na Graciosa, fomos assistir à festa promovida pela Santa Casa da Misericórdia da Vila da Praia, no Parque de Campismo do Pinheiro.

Na ocasião ficamos a conhecer as actividades e projectos daquela instituição, bem como sobre o lançamento do cartão do idoso, já no próximo ano, pela Câmara Municipal de Santa Cruz.

Nesta festa participaram os idosos do Lar e Centro de Dia da Praia e do Centro Social e Paroquial de Nª. Srª. da Luz.

Ligações aéreas com a Graciosa





PSD acusa governo de não cumprir o que promete


O PSD/Açores denunciou hoje como "muito penalizadoras as intenções da SATA relativamente aos horários e frequência de voos para a Graciosa", uma realidade que, "de todo, não corresponde às promessas eleitorais e políticas do Partido Socialista", afirmou o deputado João Bruto da Costa.

"Com efeito, os horários dos voos da SATA para o próximo inverno revelam que a Graciosa mantém apenas um dia com dois voos, ou seja, nada muda relativamente aos anos anteriores, surgindo apenas a quarta-feira com duas ligações", explica.

Num requerimento enviado à Assembleia Legislativa, o social-democrata recorda que, "a 17 de Março de 2008, o presidente do governo anunciou a escolha dos aviões para a renovação da frota da SATA, destacando então que os mesmos iriam melhor substancialmente o serviço aos passageiros de ilhas como o Corvo, as Flores, São Jorge e Graciosa", cita o parlamentar.

"Segundo a mesma intervenção de Carlos César, a nova frota iria introduzir níveis de qualidade, rapidez e segurança muito superiores aos actuais, possibilitando até adicionar maior número de frequências", relembra João Bruto da Costa, que quer agora saber "se o governo está a par das intenções já publicadas pela SATA".

Para o deputado, "além de não se prever um aumento de voos diários, são também revelados inúmeros constrangimentos nas ligações com o exterior da região, prejudicando de forma clara os graciosenses", avança, acrescentando que "estão longe do cumprimento as intenções declaradas pelo presidente do governo aquando da apresentação da nova frota da SATA".

Assim, "e na sequência da previsão de horários para o inverno", o PSD quer saber "para quando haverá dois voos diários em mais que um dia por semana para a Graciosa", e se a tutela "considera que a sua efectivação em apenas um dia por semana responde às necessidades da ilha e dos seus habitantes", conclui João Bruto da Costa....
fonte Graciosa oneline... por Luís Costa

5 Minutos de Cultura de 28 de Setembro

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Varias Fotos Antigas da Ilha Graciosa













Fotos retiradas do Mail do Nosso Amigo Faustino Melo .......