quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Estudo defende alta velocidade no transporte marítimo de passageiros entre as ilhas

A Atlânticoline apresentou as conclusões resultantes de um estudo que tinham solicitado à empresa BMT Transport Solutions que apontam que existe um conjunto de ineficiências intrínsecas no sistema de transporte marítimo que advém de ser prestado um serviço público à população que vive em ilhas .
Já foi contratado o segundo barco para as viagens marítimas inter-ilhas deste Verão. A Atlânticoline S.A. contratualizou com a Isle of Man Steam Packet Company o fretamento do navio Viking, que irá operar nos Açores durante os meses de Junho, Julho, Agosto e Setembro.
O navio, com bandeira inglesa, foi construído em 1997, em Itália, e encontrava-se actualmente sedeado em Liverpool. Tem cerca de 100 metros de comprimento e atinge uma velocidade de serviço de 35 nós.
O navio contratado encontra-se já nos estaleiros de Dover, em Inglaterra, para a sua adaptação à operação nos portos da Região.
Tendo em conta a natureza desta intervenção, bem como o tempo necessário para as necessárias inspecções, a realizar pelo Instituto Portuário e dos Transportes Marítimo, a Atlânticoline S.A. prevê que a entrada ao serviço desse navio ocorra em 22 de Junho, ao invés do dia 15 inicialmente previsto.
A Atlânticoline S.A. informou em comunicado que já está a trabalhar no sentido de minimizar os eventuais incómodos que esta situação possa provocar junto de quem utiliza o serviço público de transporte marítimo inter-ilhas de passageiros.

fonte correio dos acores

1 comentário:

Anónimo disse...

Alta velocidade!? Não me digas que é um TGV que vem pra cá!!! C.R.