terça-feira, 12 de outubro de 2010

Deputados do PS alertam Governo para estragos provocados pelo mau tempo.



Os deputados do PS/Açores eleitos pela Ilha Graciosa, José Ávila e Vera Bettencourt, apelaram ao Governo Regional para que crie maiores condições de segurança para as embarcações no interior do porto de pescas da Graciosa, que foi submetido a forte ondulação nos últimos dias.

Os parlamentares enviaram uma comunicação ao Secretário Regional do Ambiente e Mar e ao Subsecretário das Pescas, onde manifestam a sua preocupação pelos efeitos da forte agitação marítima no interior do porto em causa, um investimento significativo recente do Governo dos Açores.

Os deputados socialistas consideraram, assim, ser urgente a obra para reduzir a agitação marítima no interior da infra-estrutura, assim como a instalação de um pórtico de varagem, que já foi prometido há algum tempo, que possibilite colocar os barcos de pesca de maior porte em segurança em caso de mau tempo, tal como nos explicou José Ávila, ao final da tarde de ontem.

Além da situação do porto de pescas da ilha Graciosa, José Ávila e Vera Bettencourt alertaram para os danos provocados pela forte ondulação no Cais da Calheta e Pesqueira, em Santa Cruz, e na orla marítima dos Fenais, em S. Mateus.

No primeiro caso, os deputados do PS defendem uma urgente avaliação dos estragos, alegando que o cais protege toda a zona da Calheta do mar, a qual poderá ficar, agora, mais vulnerável nas situações de intempérie.

Relativamente à orla marítima dos Fenais, a muralha de protecção sofreu estragos no lado sul, nomeadamente com o deslizamento de algumas pedras da sua estrutura e o desaparecimento do contramuro em terra.


Fonte Radio Graciosa

Sem comentários: