sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Relatório confirma "danos estruturais" no A-320 da SATA.


O relatório intercalar do acidente ocorrido com o Airbus A-320 da SATA, que efectuou uma aterragem forçada a 4 de Agosto, confirma a existência de “danos estruturais” na área de fixação do trem de aterragem principal.“Não se registaram lesões pessoais mas a aeronave sofreu danos estruturais na área de fixação do trem principal”, refere o documento, elaborado pelo Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves (GPIAA) do Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações.A investigação permitiu concluir que o avião, depois de ressaltar no asfalto, “elevou-se a uma altura de 12 pés (3,65 metros)”, voltando depois ao contacto com a pista.O relatório indica que, no estacionamento, “o comandante reportou aterragem forçada ao mecânico de serviço”, acrescentando que a inspecção visual realizada por este técnico e pelos pilotos “não detectou qualquer anomalia” no trem de aterragem.Por essa razão, o avião partiu de Ponta Delgada com destino a Lisboa, num voo que decorreu “sem qualquer anomalia”, tendo aterrado na capital portuguesa às 23:30.Posteriormente, quando o avião foi sujeito a uma inspecção, realizou-se um estudo mais profundo, tendo em conta todos os factos e informação dos dados disponibilizados pelos instrumentos da aeronave.Nessa perspectiva, a Lusa apurou que o executivo açoriano já deu instruções à SATA para respeitar escrupulosamente as recomendações que vierem a ser dadas na conclusão desta investigação, num processo que deve ser rigoroso e transparente.As conclusões finais desta investigação e as respectivas recomendações devem ser divulgadas durante a próxima semana. Fonte: Lusa /AO. fonte da radio graciosa

Sem comentários: