sexta-feira, 18 de julho de 2008
Centro de Compostagem da Graciosa já está a concurso.
A Secretaria Regional do Ambiente e do Mar abriu ontem concurso público para a construção dos Centros de Processamento de Resíduos e Centros de Valorização Orgânica por Compostagem das ilhas da Graciosa e das Flores, com um preço base da ordem dos 8,5 milhões de euros.
A obra tem como prazo de execução 365 dias e visa a construção de um centro de processamento, do género ecocentro, de um centro de valorização orgânica por compostagem e das infra-estruturas associadas à sua correcta exploração e de uma estação de tratamento de águas lixiviantes.
A empreitada inclui, ainda, a execução da construção civil, fornecimento e montagem do equipamento electromecânico e das instalações eléctricas.
O prazo limite para a apresentação de propostas é no próximo dia 21 de Julho, nas instalações da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, em Ponta Delgada, decorrendo o acto público de abertura das propostas, no mesmo local, no dia seguinte, pelas 10 horas.
A construção destas infra-estruturas contribui para o cumprimento do Plano Estratégico dos Resíduos Sólidos dos Açores, no que respeita a Graciosa e Flores e responde à maioria das necessidades de gestão de resíduos das duas ilhas. No caso do Centro de Compostagem, o resultado deste processo poderá ser aproveitado para fins agrícolas dado o elevado valor fertilizante em causa.No caso dos resíduos inertes, os mesmos serão encaminhados para os aterro de inerte previsto também para a Graciosa.Com este projecto inovador, resíduos como pneus usados, baterias, resíduos de equipamento eléctrico e electrónico, óleos usados, veículos em fim de vida e produtos fitofarmacêuticos deixarão de ser um problema para a nossa ilha.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário