quinta-feira, 11 de dezembro de 2008
http://www.azores.gov.pt/Portal/pt/novidades/Açores+querem+ser+das+regiões+do+mundo+com+maior+participação+das+energias+renováveis.htm
O secretário regional do Ambiente e do Mar afirmou hoje, no Parlamento, que os Açores “querem ser das regiões do mundo com maior participação das energias renováveis”.
Dentro duma década, as energias renováveis nos Açores deverão representar 40 por cento da produção primária e 50 por cento da produção global de energia eléctrica, explicou Álamo Meneses.
Para o governante, estas metas, ainda que ambiciosas, são não apenas desejáveis como exequíveis face aos recursos de que a Região dispõe.
Álamo Meneses disse, também, que um dos grandes desafios ambientais que se coloca aos Açores tem a ver com “garantir a disponibilidade sustentável de água, quer em quantidade quer em qualidade”.
Para tanto, é imperioso intervir na generalidade das ilhas, na protecção das nascentes, dos furos hertzianos e do aquífero basal, acrescentou o secretário regional.
Anunciou, igualmente, ser intenção do Governo criar no arquipélago uma entidade reguladora para o sector dos resíduos sólidos e águas residuais e prometeu em grande empenhamento com vista a resolver o passivo ambiental ainda existente, designadamente ao nível das lixeiras ocultas.
Quanto ao Plano Regional de Ordenamento do Território, o governante disse que o documento, que já foi objecto de discussão pública, será em breve apresentado na Assembleia Legislativa, para aprovação.
No que respeita ainda ao ordenamento do território, Álamo Meneses defendeu a necessidade de continuar a intervir quer no litoral das ilhas, quer nas bacias hidrográficas das lagoas açorianas.
A revisão da legislação que enquadra a reserva ecológica regional e o combate às plantas infestantes foram algumas das iniciativas prometidas pelo governante no âmbito da conservação da natureza e biodiversidade.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário