sexta-feira, 10 de dezembro de 2010
São precisas intervenções para impedir que mar continue a galgar estradas da ilha.
O Inverno é uma estação cada vez mais rigorosa nos Açores e como ilhas que somos, o estado do mar está muito ligado ao nosso dia a dia.
Este Inverno tem-se notado que é cada vez mais comum o mar galgar algumas estradas da ilha, pois tal tem sido a altura do mar, que já galga a terra mesmo sem a maré estar na preia- mar.
Exemplo disso é o que se passa na arcada do areal, em São Mateus e na Calheta em Santa Cruz. Nestes casos o mar traz detritos para a estrada e circunda habitações, sendo no caso de São Mateus o Lar de Idosos a residência mais afectada.
As populações necessitam de ver os seus bens protegidos e de ter uma circulação segura nas estradas da ilha, o que só se conseguirá como medidas excepcionais, que na época de Inverno impossibilitem o mar de chegar com tamanha facilidade às estradas públicas e habitações.
Uma situação semelhante, mas com outra agravante é a da Barra-Pesqueira, pois o mar galga a estrada deixando muitos detritos que deixam a circulação automóvel perigosa, mas também dificulta a entrada no Graciosa Resort and Business Hotel. A Rádio Graciosa já teve a oportunidade de presenciar um grupo de turistas, visitantes na nossa ilha no âmbito do programa 60+, que esperavam o período de acalmia entre ondas, para de dois em dois conseguirem passar para a entrada daquela unidade hoteleira.
Problemas que com enrocamento poderiam com certeza ser minimizados, no caso da Barra e com separadores em betão nos casos de S. Mateus e Calheta.
fonte radio graciosa
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Estragaram a Praia quando colocaram aqueles calhaus sem jeito nenhum ao longo da muralha. O problema não foi resolvido e permanece aquela aberração que agora é engrandecida por outra - o porto de pescas! E pelos vistos há quem não esteja satisfeito e ainda queira mais betão para enfeitar a paisagem! É preciso ter lata! C.R.
Enviar um comentário