quarta-feira, 20 de abril de 2011
Fotos do Carapacho 2011
Grande Pianista Graciosense Fabio Mendes
terça-feira, 19 de abril de 2011
segunda-feira, 18 de abril de 2011
Graciosa nas Sanjoaninas 2011

As Festas Sanjoaninas 2011 contarão com 30 marchas de adultos a desfilar na noite de 23 para 24 de Junho. Um grupo de graciosenses está também a preparar a marcha "Graciosa Cheia de Graça" para exibir na ilha branca e visitar a cidade património mundial.
Para o efeito tem vindo a ser organizadas festas com o objectivo de angariar os apoios necessários à aquisição do guarda-roupa e à realização da viagem por via marítima.
O sorteio oficial teve lugar sexta-feira, no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo, para a atribuição de um número correspondente ao lugar na lista de saída, sendo que, à semelhança dos anos anteriores, os primeiros lugares do alinhamento estão reservados aos grupos convidados.
Assim, a abertura do desfile de marchas de São João conta com a Marcha Oficial das Sanjoaninas 2011, seguindo-se a Marcha Oficial das Festas da Praia 2010, e, já confirmados, os grupos vindos das ilhas Graciosa, Pico e São Miguel.
Quanto ao percurso, o traçado parte do Alto das Covas até à Praça Velha, passando pela Rua de São João, Rua dos Minhas Terras e Rua Direita.
De acordo com o programa provisório, que será divulgado muito em breve, o início do desfile de marchas de São João está previsto às 21h00 para que todos os grupos possam percorrer as principais artérias da cidade de Angra do Heroísmo dentro de um horário considerado ajustado ao público e aos próprios elementos bailadores.
Graciosa, Cheia de Graciosa:
Refrão
Graciosa,Graciosa
Minha ilha radiosa
Minha Praça de sonhar!
Tu és a mulher-donzela
Que me acena da janela
Tu és Furna de encantar!
E nas voltas desta vida
Tua gente é divertida
A dançar a emoção.
Não há terra mais formosa
Graciosa, Graciosa
Dois por quatro, São João.
I
Ilha branca de aventura
Queijadinha da doçura
Meu vinho consolador!~
Santa Cruz é maravilha
Mais a Praia da partilha
Minha ilha, meu amor!
(refrão)
II
És a Luz do meu encanto
Guadalupe, meu recanto
Ribeirinha da paixão...
Na Vitória dou-te um beijo
Nos Fenais sinto o desejo
De cantar até mais não.
(refrão)
III
Tu és a minha Feiteira
Sempre alegre, hospitaleira
Lá no Centro Cultural!
És muito mais do que isto
És o Senhor Santo Cristo
Festa que não tem igual.
(refrão)
IV
Carapacho, amor perfeito
Mais as Dores do meu peito
São as Fontes do Viver!
Ai meu moinho de vento
Almas do meu pensamento
Pedras Brancas do meu ser.
(refrão)
Letra: Victor Rui Dores
Música: Carlos Alberto Moniz
fonte graciosa online
terça-feira, 12 de abril de 2011
Ao serviço da música

A Academia Musical da Ilha Graciosa (AMIG) comemora o seu 23º aniversário no próximo sábado, 16 de Abril de 2011.
Destas comemorações consta uma missa às 16 horas na Igreja Matriz de São Mateus, seguindo-se a sessão solene e um recital de piano por Fábio Mendes, no salão nobre da AMIG, com o seguinte programa:
O Elixir d'Amor (Capricho) op. 114, J.Leybach (1817-1891)
As Estações op.37a nº 11 (Viagem a Troika), Tschaikowsky
Rigoletto (Paráfrase de Concerto), F. Liszt (1811-1886)
As Estações op.37a n.º 10 (Canção de Outono), Tschaikowsky
As Estações op.37a nº 12 (Natal), Tschaikowsky
Prelúdio, Coral e Fuga para Piano, C. Franck (1822-1890)
Natural da ilha Graciosa (1981), iniciou os seus estudos de Piano na Academia Musical da Ilha Graciosa na classe de Nizalda Barcelos e de Olga Gorobets. Prosseguiu estudos no Conservatório de Ponta Delgada nas classes de Daniela Ignazzitto e de Natalya Atamas. Em 2004 licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas na Universidade dos Açores. Dedica-se plenamente à acti-vidade musical desde 2005 nomeadamente na sua vertente pedagó-gica. Leccionou Piano em várias escolas dos Açores e do Alentejo. Frequentou vários cursos de aperfeiçoamento com pianistas de reno-me como Sequeira Costa, Luís Pipa, Filipe Pinto-Ribeiro, Eldar Nebol-sin, entre outros. Participou em vários concursos da especialidade e de Música de Câmara como o Concurso Galego-Português de Piano (Vigo, 2006) e o Concurso Internacional de Música de Câmara de Alcobaça (2010). Gravou várias vezes para a RTP-Açores e RDP Antena2. Apresenta-se regularmente em recitais desde 2003. Licenciou-se em 2008 em Piano (Universidade de Évora) onde trabalhou com Eli-zabeth Allen, Christopher Bochmann, Liliana Bizineche, João Pedro d'Alvarenga, entre outros. Actualmente prepara a dissertação de Mestrado (Universidade de Évora) sob o título O Piano na Graciosa: práticas musicais durante a I República, sendo orientado por Vanda de Sá e Pedro Burmester. É professor de Piano na Academia de Música de Vale de Cambra (Aveiro) e pianista acompanhador na Academia A Pauta (Porto).
Fonte Graciosa Online
Parabens Fabio Mendes
segunda-feira, 11 de abril de 2011
quarta-feira, 6 de abril de 2011
Novos talentos
Realizou-se esta terça-feira a primeira audição de piano dos alunos que frequentam o ensino artístico na Escola Básica e Secundária da Graciosa.
fonte graciosa online
Subscrever:
Mensagens (Atom)