quarta-feira, 29 de dezembro de 2010
sábado, 18 de dezembro de 2010
Porto da Praia em alerta
O porto de pescas da Graciosa voltou a ser fustigado por ondulação e vento forte de leste e sueste. Os pescadores passaram duas noites em alerta por não terem meios para retirar as maiores embarcações da água.
O pórtico de varagem prometido há mais de um ano ainda não chegou. Também as obras de ampliação do molhe de protecção estão previstas para 2011.
fonte graciosa online
O pórtico de varagem prometido há mais de um ano ainda não chegou. Também as obras de ampliação do molhe de protecção estão previstas para 2011.
fonte graciosa online
domingo, 12 de dezembro de 2010
Termas do Carapacho na imprensa nacional
A Associação Regional de Turismo (ART) está a promover o termalismo nos Açores e, em particular, as Termas do Carapacho com a organização da "Press Trip Termas 2010".
Nesta "viagem com a imprensa", de 9 a 12 de Dezembro, participam três revistas nacionais da área da saúde e do bem estar. Os próprios jornalistas experimentam os novos serviços das Termas do Carapacho e contactam com a paisagem, cultura e história local
fonte Graciosa Online
Museu da Graciosa reabre maior e moderno
O Museu da Graciosa reabriu portas este sábado, após 18 meses de obras de remodelação e ampliação que custaram 1,5 milhões de euros.
O novo discurso expositivo recorre à imagem para caracterizar a Graciosa na agricultura, nos oficios tradicionais e na arquitectura da água. A exposição permanente não esquece ainda o carnaval, a musica e as festas do espírito santo.
fonte graciosa Online
sexta-feira, 10 de dezembro de 2010
São precisas intervenções para impedir que mar continue a galgar estradas da ilha.
O Inverno é uma estação cada vez mais rigorosa nos Açores e como ilhas que somos, o estado do mar está muito ligado ao nosso dia a dia.
Este Inverno tem-se notado que é cada vez mais comum o mar galgar algumas estradas da ilha, pois tal tem sido a altura do mar, que já galga a terra mesmo sem a maré estar na preia- mar.
Exemplo disso é o que se passa na arcada do areal, em São Mateus e na Calheta em Santa Cruz. Nestes casos o mar traz detritos para a estrada e circunda habitações, sendo no caso de São Mateus o Lar de Idosos a residência mais afectada.
As populações necessitam de ver os seus bens protegidos e de ter uma circulação segura nas estradas da ilha, o que só se conseguirá como medidas excepcionais, que na época de Inverno impossibilitem o mar de chegar com tamanha facilidade às estradas públicas e habitações.
Uma situação semelhante, mas com outra agravante é a da Barra-Pesqueira, pois o mar galga a estrada deixando muitos detritos que deixam a circulação automóvel perigosa, mas também dificulta a entrada no Graciosa Resort and Business Hotel. A Rádio Graciosa já teve a oportunidade de presenciar um grupo de turistas, visitantes na nossa ilha no âmbito do programa 60+, que esperavam o período de acalmia entre ondas, para de dois em dois conseguirem passar para a entrada daquela unidade hoteleira.
Problemas que com enrocamento poderiam com certeza ser minimizados, no caso da Barra e com separadores em betão nos casos de S. Mateus e Calheta.
fonte radio graciosa
Museu moderno
Da autoria da arq. Mariana Godinho o projecto de arquitectura procurou, além de requalificar o edifício pré-existente, integrar o espaço de um terreno anexo entretanto adquirido beneficiando, assim, de uma ampliação das instalações que, de 376m2 evoluíram para 549m2 e um acréscimo de área útil, distribuída por áreas de acolhimento e administrativa, áreas de exposição permanente e temporária, e salas de Serviço Educativo.
O novo discurso expositivo procura caracterizar a Graciosa e salienta as particularidades do ambiente natural e da adaptação humana ao espaço da ilha, fazendo uso do variado acervo que o museu recolheu e protegeu desde 1977.
O investimento importou em cerca de 1.500.000,00€ e decorreu entre Abril de 2009 e Dezembro de 2010.
No contexto da inauguração estará patente uma exposição temporária da pintora Vera Bettencourt e o Museu da Graciosa disponibilizará até ao final do ano um conjunto de iniciativas dirigidas ao público graciosense entre 11 e 19 de Dezembro (visitas guiadas, actividades educativas, abertura do barracão dos botes, palestras e concerto de natal).
fonte graciosa Online
terça-feira, 7 de dezembro de 2010
quarta-feira, 1 de dezembro de 2010
Subscrever:
Mensagens (Atom)